26.1.07

Tá frio, PORRA!

Para vocês que andam por esse jardim à beira mar plantado e nao sabem o que é frio, eu explico:
Frio é...
sair de casa de uma amiga as seis da manha com uma t-shirt, uma camisola de malha polar, um casaco e um anorak e tremer de frio só no pequeno espaço que separa a casa dela da entrada do metro.
é agradecer pela primeira vez desde que estou em barcelona o facto de no metro tar sempre um calor abrasador e abafado, e mesmo assim nao ter vontade nem de desapertar um botaozito que fosse do anorak.
é estar nos ferrocarrils e o termometro (sempre muito falivel) do mesmo dizer 1º, ainda que um dos edificios ao lado dissesse -2º.
é sair do comboio e nao conseguir acender um cigarro porque apenas a ideia de tirar as maos dos bolsos ja faz tremer de frio.
é respirar e sentir o corpo a arrefecer por dentro.
é chegar a casa e abrir o frigorifico e achar que este tem uma temperatura amena no seu interior.


E depois disto tudo perguntam voces: Entao viste neve finalmente? E nao, nao vi. Porque ainda que esteja a nevar em metade de espanha, incluindo maiorca, ainda que as previsoes dessem neve para Sant Cugat e Sabadell (duas localidades maiores no meio das quais eu estou), ainda que fizesse um frio de morte, em todo o trajecto que eu percorri ontem, estava sempre um céu estupidamente limpo a perseguir-me. Esta visto, a neve foge de mim.